Chefes x Host Families

Olá pessoal!

Continuando o assunto do post anterior, então... (se você não leu, clique aqui)

Eu tive 3 chefes até hoje. A primeira nem posso contar porque acho que troquei duas frases com ela durante os meus 6 meses de estágio. Então vou fazer um comparativo só entre a segunda e a terceira, ressaltando os pontos positivos e os negativos.

CHEFE A:
Era justa comigo na maioria das vezes. Como ela passava perto da minha casa no caminho pro trabalho na ida e na volta, eu a esperava num certo ponto e ela me dava carona, depois me largava no mesmo ponto de novo. Começávamos as 7:30 e saíamos as 17hs em ponto todos os dias. Éramos só ela e eu na empresa. E o irmão dela que era sócio, mas que trabalhava em outro local, então não fazia nada lá, só ia pra encher o saco mesmo. Ainda bem que ele não ficava o dia inteiro. Nós fazíamos lanche da manhã e da tarde (isso é super importante pra mim) e de vez em quando ela levava bolo ou comprava pão de queijo pra mim também. Outro pequeno gesto que faz toda a diferença pra mim. Porém a empresa só abria no horário que trabalhávamos, mesmo, então se eu precisasse faltar não tinha como recuperar, era desconto no salário sem choro nem vela. No feriado facultativo de carnaval, ELA queria fazer feriadão. Se ela estava saindo, eu não tinha como trabalhar, pois não tinha a chave da empresa, e mesmo assim ela me fez pagar esses dois dias de trabalho. Pra ser no mínimo justo, ela deveria ter me descontado só um e dado o outro. Mas eu gostava do horário de trabalho, era perto de casa, o trabalho era bom, ela me PEDIA pra fazer as coisas e não MANDAVA, e isso é outra coisa importante pra mim. E ela valorizava o meu trabalho, tanto que me deu aumento duas vezes no um ano e pouco que trabalhei lá.

CHEFE B:
Com certeza nunca terei outra chefe melhor. Querida, se preocupa comigo, me libera quando preciso fazer algo sem problema algum, sem precisar recuperar as horas nem ser descontada no salário. Me liberou muuuitas horas pra eu tirar minha CNH. Me explica sempre tudo o que eu tenho dúvida e como é ela é jovem, entende totalmente tudo. Ela é um ser humano. Sim, eu digo isso porque parece que a maioria dos chefes não são pessoas normais. Eles não gostam de sextas-feiras porque sábado e domingo não tem trabalho, não gostam que funcionários fiquem doentes, não gostam que parentes de funcionários morram porque eles vão faltar ao trabalho. É, parece exagero, mas o que mais tem por aí é chefe assim. E a minha não, assim como a maioria das pessoas, ela adora sexta-feira, não gosta de trabalhar em fim de semana, aproveita quando tem feriado pra fazer feriadão... Com ela eu posso falar num dia de chuva que a vontade era de ficar dormindo... Essas coisas fazem TODA a diferença na minha vida, no meu trabalho. Isso não significa que eu trabalhe menos, pelo contrário, eu trabalho com mais vontade e mais qualidade, porque faço porque quero, faço porque gosto de estar ali, de fazer parte do crescimento de uma empresa assim.

Tá menina, até agora tu só elogiou, mas e os pontos negativos? Então, aí é que tá. É uma empresa familiar... Escritório de parentes do lado, onde dividimos a cozinha e o banheiro. Seis pessoas usando UM banheiro e só EU troco o lixo. Se eu não trocar fica transbordando meesmo, aí fica mais difícil pra eu trocar. Uma vez eu fiz o teste. Deixei transbordar... Ficou umas duas semanas sem trocarem, eu não agüentava mais, quase morri pra conseguir trocar aquele lixo fedorento e nojento. O mesmo com a lixeira orgânica da cozinha. Transbooorda comida velha e fedorenta, só que essa eu não troco. A faxineira vem limpar uma vez por semana. Ela limpa o chão com água e um pano velho. Isso mesmo, sem NENHUM produto de limpeza. O banheiro continua fedendo e nem o pó das coisas ela tira. Detalhe que é a mesma pessoa que faz a faxina na casa deles!! Então eu troco o lixo, limpo a minha mesa e a da minha chefe quando ela não está; já teve uma vez que organizei tuuudo aqui porque ela é extremamente desorganizada... Eu trago almoço, então lavo meus potes aqui e depois lavo tudo de novo em casa, porque o detergente é vagabundo e tenho nojo do pano de prato, que aliás, se eu não trocar ninguém troca também. Troco toalha de rosto e pano de prato uma vez por semana pra não parecer abusada demais, e já acho super nojento. Na minha casa a toalha de rosto fica no máximo dois dias! Mas por causa de tudo o que eu descrevi de bom, compensa, sabe. Então vale a pena.

Enfim, o que eu quis dizer com tudo isso, é que sempre vão haver pontos positivos e negativos (e eu mesma preciso aprender isso), nada nunca será perfeito. E uma ótima maneira de ver o que é mais importante pra você na host family, é comparando com o quê é importante no seu trabalho e no seu dia-a-dia aqui no Brasil. Claro que aqui eu não vou conversar sobre o lixo com eles porque não acho necessário criar climão por causa disso, mas caso fosse a realidade na HF, um dia eu chamaria eles pra conversar e diria que não me importaria de trocar o lixo se todo mundo também trocasse, e não SÓ eu.

É importante avaliar o que você suporta e o que não aturaria de jeito nenhum, isso ajuda a decidir se você quer uma família que disponibilize carro, fds off, banheiro privado ou não. E quanto aos pequenos detalhes que também fazem diferença, infelizmente só descobriremos com a convivência, então são eles que vão determinar se você vai ser feliz na família ou se precisará pedir rematch. Acontece, né? Por isso a importância de se por tudo na balança. Aliás, depois desse emprego, estou cogitando seriamente banheiro só pra mim como prioridade haha.

Aposto que quando for a minha vez eu vou me esquecer de todos os meus conselhos e viver fazendo drama HAHA. Vamos ver né.

E quais são os pontos positivos e negativos da sua family? Conta aí!

3 comentários :

  1. Olá! Que bom que você comentou com o endereço do seu blog, porque eu não conseguia entrar! Não sei se eu tava fazendo algo errado rs
    Então, essa pansinusite me deixou bem alerta, vou ter que ir atrás de uns remédios pra levar, pq mto provavelmente morarei no litoral, o que piora demais a situação! Você devia caçar um tratamento....ou arrancar as amigdalas hahaha

    Adorei seu blog, você escreve muito bem! Acelera esse processo aí que 2014 eu espero estar voltando já, menina! rs

    E boa sorte com a CNH! Vai dar td certo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lidar com pessoas é uma arte, que somente se aprende convivendo com elas !
    Mas tenho comentar, não querer tirar o lixinho é demais. Todos tem que colaborar !
    Vc irá tirar de letra, diante de todas essas situações que já passou.
    Haha banheiro privado é item obrigatório para mim ! rs
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda. É verdade!
      Também não acho ruim ter de tirar o lixo desde que todos colaborem! Mas se há 6 pessoas num lugar e só eu tiro o lixo, duas vezes por semana (fedorento aliás, porque todo mundo resolve cagar no trabalho ¬¬) aí já é demais. Mas eu tenho aguentado bem, estou 8 meses lá! :)

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá